sábado, 23 de junho de 2007

PCA - Persistencia do Canal Arterial

Papai estava um pouco preocupado com aquele canalzinho que não fechou no meu coraçãozinho. Eu falei pra ele ficar tranquilo mas não estava adiantando muito.

Então resolvi explicar o que é exatamente isso pra ver se ele se acalma.

Em primeiro lugar, esse canal aberto não é exatamente uma doença. Este canal aberto é necessário quando nós moramos na barriga da nossa mãe. É ele que permite que a mamãe nos dê oxigênio lá dentro. Só que depois que a gente nasce este canal deveria fechar nos primeiros dias.

Em alguns bebês este canalzinho demora pra fechar e isso prejudica a respiração e faz com que a gente tenha que fazer muito esforço pra respirar. Nos apressadinhos como eu este problema é bem comum.


Pra ajudar a fechar o canal podem ser feitas várias coisas. Uma delas é o uso de diurético para diminuir o volume de líquido e facilitar o trabalho do coração. Isso eu já fiz... lembra que eu fazia xixi toda hora ?.

Outra coisa que pode ser feita é a aplicação do remédio que chama Endometacina. Eu também já tomei as 3 doses mas mesmo assim o canal ainda não fechou...

A boa notícia é que apesar do canal estar aberto não está tendo repercussão (assim que a moça de branco fala...). Na verdade hoje é que eu voltei a ficar um pouco cansado. Meu coração tinha que bater um pouquinho mais forte e minha oxigenação caia um pouco de vez em quando.

A médica pediu pra fazer um novo raio X do torax pra ver se meus Pulmões estão sendo afetados. O excesso de sangue na artéria pulmonar pode causar acumulo de líquido no pulmão...

A moça falou que o canal ainda pode fechar sozinho. Eles vão me acompanhar esta semana e decidir o que tem que ser feito conforme meu estado respiratório. Se não estiver me afetando muito eles podem esperar pra ver se fecha. mas se eu começar a ficar muito cansado... talvez tenha que fazer um procedimento pra fechar... mas isso é outra história e se tudo correr bem eu não vou precisar !

Na semana que vem está marcado outro Ecocardiograma pra ver se o canal diminuiu. Pode deixar que eu conto as novidades assim que souber.

Bom... faz tempo que não falo do meu peso... Estou com 1390 g. Eu já estava com este peso antes da dieta. Perdi uns 30 gramas e já recuperei.

Eles diminuiram o soro parenteral e aumentaram o leitinho. Estou tomando 9 ml a cada 3 horas. Estou engordando devagarzinho... mas logo estarei bem fofuxo pra vocês me abraçarem !

beijos

Augusto

7 comentários:

Anônimo disse...

Queridíssimo....
Estamos todos torcendo pra esse canalzinho teimoso fechar!!!
Vai dar tudo certo....
Mas mudando um pouco de assunto...o q é a cara do seu pai fazendo papai canguru?????kkkkkkkk.....Adorei!!!
Com certeza o colinho da mamãe é mais macio,cheiroso...rsss
Beijinhos em vc...

Anônimo disse...

Oi Gatinho,

É isso aí, diga ao papai que o colo da mamãe é macio, diferente, não tem pelinho, tem fonte, mas que você ama ele do mesmo jeito e que você também gosta do colinho dele, não faz mal que tem pelinho.

Em relação ao canalzinho, não se preocupe porque o Tio Yuri também teve o canalzinho dele aberto quando nasceu e que depois fechou.

Hoje eu tô com um probleminha que chama Prolapso da Válvula Mitral, mas isso é por causa das preocupações de gente grande ... tem que cuidar também, logo logo eu também estarei boazinha.

Detalhe: Você está tomando bastante leitinho, hein? Parece um bezerrinho!

Ahhh.. tem uma tia que você ainda não conhece que faz uns bichinhos muito bonitinhos...acho que você vai gostar da arte que ela faz..Vô te apresentar pra ela assim que você for para casa!!!

Bom ... agora vou descansar porque preciso dormir para acordar cedo amanhã e trabalhar.

Diga à Mamãe e ao Papai que fiquem com Deus e que ele te abençoe a todo instante!!!

Bjnhos no seu coraçao

Anônimo disse...

Hello Augusto!

I am an Aunt of your friend Andrej in Canada.

'Obrigada' for your very nice message on his blog and thank you for the address to your blog!

I can't understand portugese but a picture is worth a thousand words! You are beautiful!

All the best to you and your parents!

Stay strong and keep your spirits high!

Rebecca (Andrey's aunt)

Baby Andrej disse...

Hi Augusto!

Thanks for your message on my blog. I'm glad to see another preemie making use of the internet to get news out to family and friends!

I know being a preemie is hard, but you need to stay strong for your parents. Let them hold you and sing to you and read to you as much as possible--it makes a big difference! I'm glad to see that you like the kangaroo care. Did you know that the idea came from South America?

It's clear from your blog that you have loving parents who care very much for you. I send them love and strength to get through the hard times. There is a light at the end of this tunnel!

I will keep checking to see how your PDA is developing. If you have to have the surgery, don't worry: I had the surgery two months ago, and it made a big difference in my health.

I hope to meet you some day. Maybe years from now when you are playing football for Brazil and I am playing for Canada (your team will probably win!).

Best of luck!

Andrej

Anônimo disse...

Olá lindinho...

Estou torcendo e rezando muito para seu canalzinho fechar rapidinho...

Aproveite para curtir bastante o colinho dos "cangurus" !!

Super beijo!

Tia Taísa

Anônimo disse...

Meu lindinho...

esse canal aí vai fechar logo logo, tenho certeza!!
A tia tá aqui acompanhando e torcendo muuuito por vc viu??!!

Um grande beijo pra vc e pros seus pais corujas...cangurus etc..rs

Anônimo disse...

Olá Augusto!

Você é tão lindinho... fico boba de ver suas fotinhos... mamãe e papai, postem mais fotinhos do Augusto!

Esse canalzinho vai fechar logo logo, tenho certeza. Ainda mais agora que vc ta brincando de canguru, vai se sentir mais forte.

Papai: deixa esse medo de lado, o Augusto é pequenino, mas é fortão.

Ah, e um beijão pra mamãe Eliz, que eu estou com saudades das nossas conversas diárias.

Beijos da Elaine e do Rafaelzinho!