domingo, 15 de julho de 2007

Lá vou eu de novo...

Dia 34 - 1845 gramas

Pessoal,

Como eu sou um bebezinho muito direto, vou contar logo de cara que eu tenho uma notícia não muito boa... Vou ter que fazer outra cirurgia.

Desta vez vai ser de Hérnia Inguinal... É um problema bastante comum em prematuros, principalmente nos meninos. Deixa eu explicar o que é isto pra quem não sabe.

Quando nós, homenzinhos, estamos sendo fabricados na barriga da mamãe acontece uma coisa engraçada. Os nossos testiculos são formados dentro da nossa barriga (a barriga do bebe) !!! Depois é que eles começam a descer para o nosso saquinho por um canal na musculutura inguinal, que é a da virilha.

Depois que as bolinhas descem pro saquinho, o canal deve desaparecer até o nascimento. Se ele não fecha, uma parte do intestino pode escorregar por este canal e ir pro saquinho também..

E adivinhem... Assim como o canal do coração não quis fechar sozinho, este outro também não quer colaborar. Então vou ter que fazer a cirurgia.

Se eu não fizer a cirurgia um pedacinho do intestino descer e ficar preso, ou "encarcerado" lá como a moça de branco fala. Isto poderia me prejudicar muito, especialmente se fosse logo que eu chegasse em casa. Eu ia chorar muito e meus pais iam ficar desesperados.

Olhem este desenho que dá pra entender melhor. A minha situação é a da figura C. Depois da cirurgia vai ficar como na Figura A.


a) Anatomia Normal
b) Hérnia Inguino-escrotal
c) Hérnia Inguinal

Bom, nem preciso dizer que a mamãe ficou desesperada com a notícia. Justo agora quando tudo parecia ir tão bem ! Mas todo mundo garantiu que esta cirurgia é muito simples e muito mais tranquila que a outra que já tive que fazer no coração.

Eles ainda não tem certeza que tipo de anestesia eu vou usar mas provavelmente vai ser a Peridural, que é um tipo de anestesia local. Eu espero que não precise ficar entubado... Já disse adeus ao entubador e não quero nem pensar em voltar... Amanhã devo ter mais novidades.

A cirurgia está pré-agendada para Terça-Feira, dia 17/07 mas ainda preciso confirmar.

Mas vamos falar de coisas boas....

Hoje eu comecei a mamar 10 ml na mamadeira e 20 ml por sonda. Na primeira mamada não fui muito bem.., Tomei a metade bem bonitinho mas depois comecei a cansar, babar e esquecer de respirar. Eu fechava a boquinha bem apertadinho e não deixava minha mãe colocar o bico da mamadeira na minha boca ! Foi legal esta minha primeira birra pra comer.

Na segunda foi um pouco melhor. Minha nota na minha ficha médica ficou como "Sucção Regular". Melhor que o "Sucção Lenta" da mamada anterior ou o "Sucção Descordenada" dos primeiros dias. Amanhã vou tentar fazer uma "Sucção Boa". Me dá só um tempinho pra me acostumar com a quantidade maior de leite.

Eu perdi um pouquinho de peso hoje. Voltei para 1845 gramas. Como eu já expliquei, estou queimando muitas calorias com este negócio de aprender a sugar. Mas logo eu recupero ! Não se preocupem que as minhas bochechas continuam bem gordinhas.

Pra terminar, mais uma foto de ontem, depois que acabei de mamar, me colocaram no bercinho pra eu descansar um pouco. Olhem uma foto do meu bercinho:



E antes que alguém reclame que não dá pra me ver... Olha eu aqui !!! Dormindo como um anjinho !!!



Amanhã tem mais

Augusto

9 comentários:

Anônimo disse...

olá amigo,

eu também conheço bem essa história da hérnia inguinal, a minha era bilateral (dos dois lados), não bastava uma para mim, tinham que ser duas mesmo! Também fui operado e sabe uma coisa? Não é nada demais!A sério diz para o papai e a mamã que é coisa simples, para não estarem preocupados. E para nós é muito melhor, deixamos de ter dor e acabasse o risco de algum encarceramento, o que é perigoso! Posso te dizer que hoje tenho duas pequeníssimas cicatrizes!
Estou contigo Augusto,
um abraço amigo,
João (filho da Ana),
www.nascerprematuro.org

Anônimo disse...

Oi Guto,

Escute, essa cirurgia é bem tranquila para pessoinhas iguais a você, será bem rápida e você se recuperará logo.

Agora tá vendo como você está mais esperto nas mamadas? É assim mesmo, logo logo você vai tomar uma mamadeira cheiona de leitinho.

Hoje dê um sorriso pra Mamaãe e pro Papai e explica que você está tranquilinho pra mais essa cirurgia e que vai ser facinho!!!

Fica com Papai do Céu, com os anjinhos protetores, com o carinho e o Amor de seus Pais.

Um beijo no seu coração.

Ahhh, eu não esqueci do sei dinossauro não, é que dino com carinha de bonzinho tá difícil, mas estou a "caça" no bom sentido de um, tá?

Anônimo disse...

Olá lindinho...

Fique tranquilo, vai dar tudo certo!
Ajude a mamãe ficar mais tranquila...
Vou continuar torcendo por você!

Super beijo!
Tia Taísa

Anônimo disse...

Os amigos aqui do Instituto da Casa de Osasco estão torcendo por seu sucesso e sua recuperação Augusto.
A tia Fran, a Tia Raquel o Tio Ari, estão sendo informados todos os dias por mim fique tranquilo que não deixarei eles sem saber da sua linda história.
Diz pro papai e pra mamãe que todos aqui estão orando em nome da sua melhora.
Beijoks no coração.

Anônimo disse...

Oi Lindinho!!!
Vc vao se recuperar dessa rapidinho...tenho certeza.
A vovó Taci tá indo aí pra ver vc passar no corredor...oba!!!
Imagina só...ela tá toda nervosa q vai te ver....rsss
Eu falei pra ela te mandar um beijão por mim,pela Peace e pelo vovô,mas se ela esquecer....sinta-se muito beijado!!!!
Estamos orando!!!
++++ beijos....

Anônimo disse...

Querido:
Hoje, só quero dizer que te amo.
Do fundo do coração.
vovô Luiz

Anônimo disse...

Oi meu amorzinho!
Como vc gosta de dar susto na gente! rsrsrsrs!

A titia vai fazer de tudo pra te ver!

Te amo.
Bjo.

Anônimo disse...

Olá meu querido netinho.

Até o momento fiz apenas um comentário no seu blog. Mas tenho acompanhado diáriamente as notícias sobre o seu perfeito e rápido desenvolvimento, através do site, bem como conversado com seus pais (Alexandre e Elizandra) quase todos os dias sobre a sua evolução. Eu e sua avô Celi e família, bem como nossa Igreja de Vila Yara oramos constantemente ao Papai do céu pela sua vida. Mas ontem quando chequei de viagem (pois fomos comemorar o aniversário de 95 anos de sua bisavô Olivía), tomei um baita susto, ao tomar conhecimento que você irá submter-se a uma nova cirurgia. Mas nós cremos num Deus todo poderoso, e para Ele nada é impossível. E eu creio que, assim como voce foi bem sucedido na cirurgia de seu coraçãozinho, você terá o mesmo sucesso nesta também, pois como disse a mocinha de branco, trata-se de uma cirurgia muito simples. Mas independentemente de quaisquer circunstãncias, o nosso papai do céu irá também abençoá-lo de tal maneira, que logo, logo, você deixará esse Hospital.

Beijo
Vovô Adilis

Anônimo disse...

Boa noite Guto !
Fica tranquilo, vai dar tudo certo. Meu filho já fez essa cirurgia, tá certo que ele já tinha um aninho e vc tem 34 dias, mas é como vc falou, é mais simples que a outra. Pode deixar que tem muita gente orando e torcendo por vc.
Beijão, dorme com os anjinhos !