domingo, 1 de julho de 2007

Meus 3 desafios !


Ontem eu tinha comentado que eu preciso me preparar para os próximos desafios e hoje eu vou falar um pouco mais sobre isso.

Não sei seu eu já disse mas pra que eu possa ir pra casa eu preciso atingir 3 condições:

1. Saber Respirar sem Oxigênio
2. Saber mamar direitinho sem engasgar
3. Pesar pelo menos 1800g

A condição 1 é a que eu tenho trabalhado bastante atualmente. Eu até já tinha conseguido por um tempinho mas o probleminha do coração me mandou de volta pro oxigênio.

Hoje a porcentagem de oxigênio dentro da minha incubadora é de 30%. Ai fora vocês respiram direitinho com 21 % (que é a concentração normal de oxigênio no ar ambiente). Conforme eu for mostrando que estou me saindo bem a médica vai abaixando a concentração até atingir os 21 %.

Eu até já sei respirar direitinho (ainda me canso um pouco mas não é tão dificil como era antes da cirurgia ).O problema é que eu de vez em quando esqueço que tenho que respirar... Poxa... Toda hora... inspira... expira... inspira ... expira... Não pode parar nunca ! E as vezes eu esqueço e dou uma paradinha... Daí a máquina começa a apitar... Normalmente eu me lembro sem ajuda de ninguém e volto a respirar sozinho... São só alguns segundos... Mas algumas vezes a máquina fica apitando muito e vem alguém me mudar de posição ou fazer um carinho pra eu me lembrar.

A condição 2 eu ainda não sei direito... Eu até estou aprendendo a sugar mas eu acho que vou me atrapalhar todo com este negócio de sugar, respirar e engolir ao mesmo tempo. É melhor nem tantar por enquanto para não engasgar. Vou continuar tomando meu leitinho pela sonda...

A moça falou que os bebês normalmente aprendem a fazer isso com 34 semanas. Eu nasci com 29 semanas e 1 dia. Se estivesse na barriga da minha mãe estaria completando hoje 32 semanas. Acho que assim que eu aprender direitinho este lance de respiração vou começar a me dedicar ao objetivo 2.

A condição 3 acho que vai ser a mais fácil. Tudo que tenho a fazer é tomar meu leitinho direitinho de 3 em 3 horas. E isso eu gosto muito !!! Eu perdi peso por causa da cirurgia mas pretendo recuperar rapidinho.

Hoje ainda perdi um pouco de peso. 5 gramas... Estou com 1370 gramas. Mas estou tomando o leitinho direitinho. Aceitei tão bem os 10 ml que a médica aumentou hoje para 14 ml a cada 3 horas. Ela está diminuindo o soro parenteral e logo vou estar tomando somente leitinho.

Podem ficar tranquilos que eu vou mantendo vocês atualizados sobre meus progressos !

Um beijo a todos

Augusto

PS: Ah !! Vocês viram nos comentários do meu Blog que eu tenho amigos até em Portugal ? É a Ritinha e o João ! Eles já passaram por tudo isso que eu estou passando e hoje estão grandes, lindos e fortes. A Ritinha era até mais nova e menor que eu !!! Nasceu com 23 semanas e 5 dias e apenas 560 g e hoje ela tem 9 anos ! O João nasceu com 32 semanas e era menor que eu com 1 kg. Hoje deve estar completando uns 3 aninhos. Mesmo sem me conhecer e sem conhecer meus pais eles também acompanham meu blog diariamente e sempre me deixam mensagens de incentivo ! Obrigado pela sua amizade !

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Augusto
Eu sou o Xavier e tal como tu também fui um apressadinho!!!Nasci com 27 semanas e 1230G(cheguei a pesar 1Kg), hoje estou com 19 meses e os meus papás dizem que sou um autentico campeão...

Estive "agarrado" ao ventilador três terriveis semanas e 4 dias no CPAP, os médicos assustaram muito os meus papás, mas lutei muito para dar muitas alegrias á minha familia.

Força e muita esperança para vocês.

Xavier,Fernanda e Miguel
https://blogs.portaljunior.com/fbarbeiro

Anônimo disse...

Anjinho da tia...
Vai ser moleza vencer esses 3 desafios...logo vc vai estar arrepiando os cabelos da sua mamãe...e ouvindo as mirabolantes estórias do seu papai...rsss
Estamos torcendo...muito!!!
Beijinho.

Anônimo disse...

Oiii lindinho!!!

a tia Clau sabe que vc vai vencer esses desafios rapidinho! vc já é um campeão..mas essa coisa aí de kimono...vê lá hein??!!rsrs qdo eu for te visitar não vai querer aplicar uns golpes na tia não tá??rsrs

Ah, fala pros seus pais não ficarem preocupados não, pois a tia aqui fala sempre com o Papai do céu e ele disse que logo logo vc já vai pra casa viu?rs

beijinho nessa bochecha fofa!

Anônimo disse...

Querido guerreiro Guto,
Aqui é a amiga da sua mamãe...Estou orando por você para Deus te ajudar a vencer todos esses desafios!!
Sua história é muito linda!! Até me fez chorar de emoção...
O amiguinho Davi está torcendo pra vc se recuperar rapidinho ...
Bjs e fique com Deus.

Anônimo disse...

Eu traveiz...
Sou a Valéria, amiga da mamãe ...é que eu esqueci de dizer o meu nome na última mensagem...hehehe
Foi a emoção!!
Bjs

Anônimo disse...

Oi meu amorzinho!
Cada dia que passa você está mais lindinho!!! E olha que isso não é papo de tia coruja, porque todo mundo que vê as suas fotos diz o mesmo.

Tenho certeza que você vai aprender a sugar rapidinho e a respirar também, quer dizer respirar você já sabe, só esquece um pouquinho de vez em quando! rsrsrs!!!

Te amo meu lindo!
Bjos da Titia Glê

Anônimo disse...

Oi amiguinho,
são 3 grandes desafios, eu sei, mas também sei que vc os irá superar logo, logo, sem pressas e na perfeição! Olha amigo quanto à respiração, isso é mto fácil,com calma, vai ver que rapidamente vc ganha o jeito. Mamar, bem amigo... nem vou falar para vc, é só esperar um pouco e sua mãe vai ver o que é "comer e chorar por mais". Quanto ao peso, eu já estou vendo a curva a ser do tipo exponencial (o seu papai que é engenheiro, depois explica para vc).
:-)

Um grande abraço bem apertado e continua assim, vc está no bom caminho,
João (filho da Ana)
(www.nascerprematuro.org)

Anônimo disse...

Oi Augusto....todos os dias lemos as suas notícias, eu e a minha filha Giulia, ela pergunta de vc todos os dias,e adorou os seus dinossauros,ficamos felizes em saber que está sem os tubos, e melhorando. Temos fé que logo logo estará em casa e poderemos te visitar. Continuamos orando muito por você, por papai e mamãe. Beijinhos. Giselda e Giulia

Anônimo disse...

oi Augusto,
parabens acho que estás a superar todos os desafios com muita força, a continuar assim vais para casa antes do Kit berço dinossauros chegar.

Bjs

Ritinha (filha de Lidia)

Anônimo disse...

Vamos lá Augusto... força garotão para vencer esses desafios, estamos torcendo por vc!

Gde bj!

Elaine e Rafael (pai) e Rafael (filho - seu amiguinho)